Como cuidar das mãos?

Um dos principais contatos do ser humano com o mundo acontece através das mãos. Elas conectam o corpo às coisas e às pessoas. Escrever, dirigir, preparar um almoço e fazer um carinho são atividades cotidianas que sempre exigem o trabalho das mãos. Elas também perdem elasticidade e rigidez com o passar do tempo. Por essa razão, é preciso manter um cuidado diário simples, mas que faz toda a diferença e as mantém revitalizadas e saudáveis.
Todos os dias as mãos precisam ser higienizadas, hidratadas, protegidas do sol e ser tratadas com cremes para as mãos antioxidantes e ácidos. Para ter esse cuidado, separamos algumas orientações fundamentais que devem ser seguidas diariamente.

Higienização das mãos

As mãos são o depósito de muitos microorganismos que podem ser transmitidos de uma superfície a outra através do contado de pele com pele e através do contato com objetos. Para manter as mãos sempre limpas o ideal é lava-las com água e sabão antes de sair de casa, após tocar em dinheiro, depois de usar o transporte público, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições e antes do preparo dos alimentos.

Hidratação das mãos

O clima e fatores como poluição, sol, contatos com produtos químicos, ar condicionado, sabonetes e água quente são alguns dos causadores de ressecamento e incômodos nas mãos. Para deixar a pele sempre hidratada e diminuir os efeitos agressores do meio ambiente, é importante que haja hidratação todos os dias, várias vezes ao dia. Cremes para as mãos que contenham ureia e silicone são perfeitos para isso. É importante também usar cremes específicos para cada tipo de pele. Mãos ressecadas, por exemplo, podem ser hidratadas com cremes que contenham óleos vegetais em sua fórmula para que a hidratação seja mais profunda e dure mais tempo. Um ótimo produto é o Creme para as mãos morango e chocolate da New Connect. Ele protege contra agentes químicos, combate o ressecamento, desfloramento de unhas, calosidade, manchas, rachaduras, alergias, descamação da pele, unheiro e envelhecimento precoce.

Proteção solar

Manchas e sinais de envelhecimento podem surgir nas mãos por causa da exposição diária ao sol. Alguns hidratantes possuem fator de proteção solar em sua fórmula e agentes anti-idade. Um fator de proteção 15 já ajuda a evitar queimaduras do sol e manchas.

Como evitar alergias

Coceiras, vermelhidão e manchas nas mãos? Isso pode ser sinal de uma dermatite de contato, ou seja, uma alergia que acontece quando a pele entra em contato com alguma substância alérgena ou irritante. Solventes, sabões, bijuterias, produtos de limpeza, tatuagens e alguns alimentos podem causar alguma reação alérgica. Essa alergia pode surgir imediatamente ou até 48 horas após o contato com o agente alérgeno. Caso se note inchaço, descamação, queimação, coceira e vermelhidão ou até mesmo o aparecimento de bolhas, é imprescindível a busca de ajuda médica. De qualquer forma, prevenir é ainda a melhor solução. Ao fazer trabalhos domésticos ou mexer com substâncias desconhecidas é importante usar luvas de proteção.

Outras dicas

• As mãos devem ser esfoliadas a cada 15 dias para que células mortas sejam removidas
• Manter as unhas cortadas, limpas e sem roê-las evita acúmulo de bactérias que podem se esconder embaixo delas.


Veja também