Mercado de cosméticos no Brasil Mercado de cosméticos no Brasil Mercado de cosméticos no Brasil

Mercado de cosméticos no Brasil

Um setor que não para de crescer

Batons, xampus, sabonetes para banho, cremes de tratamento para a pele... produtos que nenhuma mulher passa sem, mesmo quando a situação financeira complica. O setor de cosméticos vem crescendo rapidamente nos últimos dez anos e, apesar da crise no país e de todas as estatísticas negativas em outros mercados, essa é uma das poucas indústrias que continua otimista e não para de crescer em 2015.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria (ABIHPEC) prevê o crescimento de até 10% em consumo de cosméticos no ano de 2015 e o gasto de R$50 bilhões em produtos pelos brasileiros. No mundo, o Brasil é o terceiro país que mais consome produtos de beleza, ficando atrás apenas dos EUA e China.

Hoje, a indústria de cosméticos emprega cerca de 4,8 milhões de pessoas e a maioria são mulheres. Mas que não haja ilusão, muitos homens estão se interessando pelo ramo e o consumo de produtos de beleza por eles também vem crescendo a cada ano. Estima-se que até 30% do gasto no setor seja feito pela ala masculina.

Uma das explicações para o crescimento do mercado de cosméticos continuar, mesmo com a crise no país, é o investimento que marcas de renome como a New Connect fazem em produtos inovadores, além disso, cosméticos como protetores solares, desodorantes e xampus não podem faltar em nenhuma casa, até por uma questão de higiene. E não há espaço para pessimismo. Nos próximos anos a previsão é que haja crescimento de até 10% ao ano neste mercado.