8 Dicas para você se barbear corretamente
Cuidar da barba é a tarefa masculina rotineira. Apesar de não terem muitos cuidados diários, os homens também devem dedicar tempo e comprar alguns produtos para ter um barbear correto. Aqui vão 8 dicas de como se barbear corretamente:
1. Tenha calma e paciência.
2. Procure fazer a barba após o banho quando os pelos estão amolecidos e os poros abertos por causa da água quente. Se não for possível fazer a barba no banho, coloque uma toalha com água quente sobre a barba por 30 segundos para amolecer os pelos e deixar a pele macia.
3. Antes de passar o barbeador, lave bem o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele.
4. Para que o aparelho de barbear deslize, não faça espuma com o sabonete, pois isso pode causar irritações, ressecamento e ardência. Use creme em mousse ou, no caso de ter uma pele oleosa, use espuma em gel.
5. Lâmina de barbear velha não pode! Os barbeadores precisam ser trocados após 5 utilizações para evitar irritações provocadas pela perda do corte da lâmina e o acúmulo de bactérias. Para pele acneica o ideal é cortar os pelos da parte afetada por último e depois jogar fora o barbeador.
6. Existe uma forma correta de passar o barbeador na pele, sabia? Vamos a ela: sempre no sentido em que o pelo cresce, nunca contra, comece pela costeleta, depois bochecha, maxilar, boca e deixe por último o queixo – local em que os pelos demoram mais para amolecer. Passar a lâmina no sentido oposto ao nascimento do pelo pode causar o encravamento do pelo (foliculite).
7. Após se barbear, use uma toalha quente ou água quente para tirar o que ficou do creme ou do gel, use água em abundância para fechar os poros e passe o pós-barba. Esses produtos devem ser livres de álcool, substância que causa irritações na barba.
8. Faça a barba com o intervalo de um dia e evite fazer no fim de semana para que a pele descanse. Para aqueles que gostam de se manter barbudos, a dica é lavar a barba todos os dias com xampu. Se os pelos forem grossos e duros, o uso do condicionador é recomendado. É importante também cortar com a tesoura uma vez por semana para manter o corte.
Importante:
A falta de cuidado com a barba pode trazer problemas e até doenças como: foliculite (pelo encravado), acne cística e pediculose, dermatite seborreica, micoses. A foliculite aparece em peles que têm o crescimento muito rente em relação à pele. Por causa da genética, os negros têm maior tendência a sofrer com o problema. Já os orientais têm um crescimento perpendicular, o que os livra dos indesejosos pelos encravados.
A acne também pode ser agravada por conta de um barbeado mal feito. O pus de algumas espinhas pode sair e se espalhar pela pele com o corte da lâmina, isso fará com que a infecção se espalhe para outros pontos do rosto.